Preocupad@s com a necessidade de sensibilizar ainda mais as organizações da sociedade civil sobre a importância da defesa dos direitos digitais, e dentre elas principalmente as mulheres que são vítimas da maioria dos atos de violência online, lançamos em 2019 um projeto de formação e incidência política sobre os direitos digitais, com o apoio do Fundo Panamericano de Desenvolvimento (PADF) e a Artigo 19.  O projeto trabalhou, durante dois encontros formativos, com 24 lideranças mulheres de 22 entidades da sociedade civil, em sua maioria mulheres negras. Participaram também representantes do Ministério Público Federal e Estadual e da Defensoria Pública do Estado.

O projeto tinha o objetivo de:

  • Compreender a percepção e construir entendimentos sobre direitos digitais das organizações da sociedade civil
  • Identificar as violações de direitos na internet sofridas pelas entidades
  • Apresentar os caminhos legais de proteção
  • Formar as participantes à autodefesa digital
  • Construir estratégias de incidência politica em defesa dos direitos digitais

Impactos e resultados:

Um dos maiores resultados do projeto foi a construção de uma nova metodologia capaz de mostrar o quanto a luta por direitos sociais está ligada à defesa de direitos digitais e assim envolver mais as organizações que não costumam debater o tema da Internet. Resultou na construção coletiva de um mapa dos direitos digitais.

O projeto está atualmente em sua terceira fase, na produção de um vídeo de sensibilização que será lançado no decorrer de 2020 em Belo Horizonte. 

Prestação de contas :

Fundo Panamericano de Desenvolvimento (PADF): R$ 20 000,00 em 2019