A ISF-BR iniciou em 2016 uma nova reflexão sobre a governança dos cabos submarinos e seus impactos sobre o acesso e o preço da banda larga da internet no mundo, decorrente de um estudo realizado pela ISF no Camarões em 2014. Em 2017 uma parceria foi criada com o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getúlio Vargas (Direito, Rio) e o pesquisador francês Félix Blanc, membro da ISF na França, foi convidado a realizar um pós-doutorado de 6 meses no CTS/FGV para aprimorar sua pesquisa sobre o cabo ELLALink entre o Portugal e o Brasil a partir de análise de documentos e entrevistas que se concretizou na publicação de um artigo, organização de um primeiro seminário na Universidade de Brasília (UNB) e na apresentação de um workshop no IGF (Internet Governance Fórum) em Genebra (Suça) e no Rigths Con de Bruxelas

Em 2018 demos continuidade aos trabalhos com a organização de um seminário de pesquisa multissetorial As Rotas Invisíveis da Internet, Acesso, Vigilância e Bens comuns, no dia 31 de outubro 2018, na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro) em parceria com o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor) com o apoio do Comitê Gestor da Internet. Participaram do evento cerca de 30 pessoas, oriundas da sociedade civil (Intervozes, IDEC, Coolab, NUPEF), do governo (MCTIC), do mundo acadêmico (Rede nacional de Pesquisa (RNP), Instituto Braudel) e do mundo empresarial (EllaLink, clube de engenharia, Abrint) (link do site do evento).

No mesmo ano, em como parte das atividades de preparação e devolução do seminário, participamos de outros espaços nacionais e internacionais, como uma palestra na Cryptorave de São Paulo em maio, a organização de um workshop no Fórum da Internet no Brasil em Goiânia e a participação, pela segunda vez seguida, no Fórum da Governança da Internet em Paris ambas em novembro.

Impactos e resultados :

O projeto foi pioneiro ao pautar o tema da governança dos cabos submarinos no Brasil e fora. Ao longo dos dois anos de trabalho conseguimos sensibilizar uma ampla esfera sobre o tema com palestras e publicações. Pretendemos ainda dar continuidade ao seminário com a realização de uma publicação das atas.

Prestação de contas :

  • Apoio do Comitê Gestor da Internet: R$ 40.000,00
  • Cooperação cientifica do consulado geral da França no Rio de Janeiro: R$ 4.000,00