Nossa Luta

Queremos promover e defender o direito à comunicação e os direitos digitais como meio de empoderamento cidadão e participação social. Almejamos uma sociedade crítica e participativa no debate público, com acesso à informação qualificada e uma internet neutra e segura. Para isso, empenhamo-nos a elaborar projetos de formação na área da educação para mídia, comunicação popular e segurança digital em escolas, para coletivos e organizações da sociedade civil. Combatendo os monopólios da informação e o desrespeito às leis de proteção dos direitos humanos, participamos de ações de denúncia contra governos e atores privados, para avançar na democratização da comunicação e da governança da Internet e a transparência das instituições.

Trabalhamos com  a convicção da centralidade do direito à comunicação para o exercício da cidadania e o fortalecimento das instituições democráticas. Ao desenvolvermos projetos nesse sentido, e também apoiar e participar ativamente de causas como a democratização da comunicação, ISF-Brasil pretende impactar a opinião pública de maneira geral, participantes de movimentos sociais e jovens estudantes, para que sejam cidadãos mais críticos, participativos, que tenham oportunidades de formação e trabalho, e sejam protagonistas da sua vida e do futuro do país.  

Nossos principais objetivos são: 

  • Construir práticas pedagógicas interdisciplinares, centradas na educomunicação e produção de conteúdos midiáticos por meio de cursos e oficinas para alunos e professores.  
  • Promover a formação político-cidadã de grupos populares e movimentos sociais parceiros para melhor engajamento em defesa do direito à comunicação e dos direitos digitais.
  • Promover e defender a liberdade de expressão na Internet, a proteção dos dados pessoais dos usuários, a neutralidade da rede, a democratização dos meios de comunicação, o direito à comunicação e a utilização da Internet, fomentando, apoiando e participando de campanhas, ações, projetos, programas, iniciativas, mobilizações nos âmbitos educacional, cultural, de trabalho e no espaço público.
  • Fomentar e apoiar ações, campanhas, iniciativas, mobilizações a favor da proteção e da garantia das liberdades e dos direitos fundamentais garantidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, especialmente nos seus artigos 12 e 19.