Nossa História

Criada em 2007 na França, Internet Sem Fronteiras (ISF) atua na defesa da liberdade da expressão online e apoia blogueiros, jornalistas e dissidentes políticos. Tem sede em Paris e está presente  em vários países da África (Togo, Camarões, Benin). ISF criou sua sede no Brasil em 2013 para implementar seu primeiro projeto de Jornalismo Cidadão em escolas de Belo Horizonte. O projeto durou vários anos e teve os objetivos de incentivar a consciência crítica dos jovens em relação à mídia e possibilitar que adquirissem na prática um melhor entendimento sobre política, para que se tornassem cidadãos mais ativos.

Nos anos seguintes continuou trabalhando com projetos de mídias com jovens moradores de ocupações urbanas (projeto “Ocupa Mídia”) e professores (projeto “#MidiaNaEscola”). Também uniu-se a outras redes da sociedade civil, como o Fórum das Juventudes da Grande BH e o comitê mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), onde assumiu a secretaria geral durante quatro anos (2015-2019). Durante esses anos participou de várias atividades em defesa da comunicação pública no estado. 

Ao mesmo tempo,  atuou no campo dos direitos digitais. ISF luta por mais proteção da privacidade na Internet, por uma governança da Internet mais democrática e pela universalização do acesso à Internet. Acompanhou a mobilização da sociedade civil para a aprovação do Marco Civil da Internet e lançou, em 2014, uma campanha  a favor do asilo do lançador de alerta Edward Snowden, mediante uma carta aberta à presidenta Dilma Rousseff. Iniciou, a partir de 2016, um trabalho de pesquisa inédito no Brasil sobre a governança dos cabos submarinos, que levou seus integrantes a participar de vários encontros nacionais e internacionais. Desde 2018 desenvolve também projetos sobre segurança digital e defesa dos direitos digitais com jovens, professores e organizações da sociedade civil no Brasil.  ISF é membro da Coalizão Direitos Na Rede desde sua criação, em 2016.

Nossa Luta

Queremos promover e defender o direito à comunicação e os direitos digitais como meio de empoderamento cidadão e participação social. Almejamos uma sociedade crítica e participativa no debate público, com acesso à informação qualificada e uma internet neutra e segura. Para isso, empenhamos-nos a elaborar projetos de formação na área da educação para mídia, comunicação popular e segurança digital em escolas, para coletivos e organizações da sociedade civil. Combatendo os monopólios da informação e o desrespeito às leis de proteção dos direitos humanos, participamos de ações de denúncia contra governos e atores privados, para avançar na democratização da comunicação e da governança da Internet e a transparência das instituições.

Nossos Objetivos

Trabalhamos com  a convicção da centralidade do direito à comunicação para o exercício da cidadania e o fortalecimento das instituições democráticas. Ao desenvolvermos projetos nesse sentido, e também apoiar e participar ativamente de causas como a democratização da comunicação, ISF-Brasil pretende impactar a opinião pública de maneira geral, participantes de movimentos sociais e jovens estudantes, para que sejam cidadãos mais críticos, participativos, que tenham oportunidades de formação e trabalho, e sejam protagonistas da sua vida e do futuro do país. 

Nossos principais objetivos são: 

  • Construir práticas pedagógicas interdisciplinares, centradas na educomunicação e produção de conteúdos midiáticos por meio de cursos e oficinas para alunos e professores.  
  • Promover a formação político-cidadã de grupos populares e movimentos sociais parceiros para melhor engajamento em defesa do direito à comunicação e dos direitos digitais.
  • Promover e defender a liberdade de expressão na Internet, a proteção dos dados pessoais dos usuários, a neutralidade da rede, a democratização dos meios de comunicação, o direito à comunicação e a utilização da Internet, fomentando, apoiando e participando de campanhas, ações, projetos, programas, iniciativas, mobilizações nos âmbitos educacional, cultural, de trabalho e no espaço público.
  • Fomentar e apoiar ações, campanhas, iniciativas, mobilizações a favor da proteção e da garantia das liberdades e dos direitos fundamentais garantidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, especialmente nos seus artigos 12 e 19. 

Nosso Orgulho

Nosso trabalho foi reconhecido em 2016, quando recebemos dois prêmios: o Prêmio A Rede Educa 2016 pelo projeto “Comunicadores da Hora”, premiado com o 1º lugar na categoria de mídias sociais, e um prêmio da Câmara Municipal de Belo Horizonte, pela dedicação e apoio dispensados a causas sociais na construção de uma cidade melhor. Em março de 2017, fomos a organização premiada pela Fundação Awesome MG com nosso projeto “Ocupa Mídia”. O mesmo projeto  também foi premiado em 2018 como entidade reconhecida pelo edital Cê Fraga, do mandato coletivo Gabinetona da Câmara dos Vereadores. Já no ano de 2018 o vídeo produzido por alunos participantes do projeto “Jornalismo Cidadão na Escola”, realizado na E.E. Olegário Maciel, foi premiado em primeiro lugar no II Prêmio de Jornalismo Cidadão do Radiotube, promovido pela OSC Criar Brasil.